Logo Icon

AllTheCookies

Editado

5 minutos de leitura · 2023/08/10

Criador do vim falece

Escrito por:

O criador do editor de texto lendário

VIM (Vi IMproved) é um dos editores de texto mais importantes e queridos no mundo da computação e, assim como outros softwares de código aberto, não existiria se não fosse por alguém que tenha decidido fazer uma ferramenta gratuita sem preocupar-se com benefício próprio.

O criador do Vim, Bram Moolenaar, faleceu aos 62 anos no dia 3 de agosto deste ano por causa de uma condição médica não especificada. Moolenaar foi um Engenheiro de Software Holandês que chegou a trabalhar no Google por 15 anos. Foi o “Benevolent dictator for life” do Vim desde que o criou, tendo sempre a palavra final e absoluta sobre o rumo que o seu projeto iria tomar.

Como surgiu o Vim

O Vim foi criado por uma necessidade de Moolenaar. Isso pois Vi, o editor que ele mais gostava, não tinha uma versão para a máquina que ele havia comprado. Logo, ele foi obrigado a testar os vários clones que haviam do editor, mas não satisfeito com nenhum deles ele criou o Vim.

A licença do editor de texto criado por Moolenaar é uma versão modificada da GPL-2, sendo assim um software livre e de código aberto. Além disso, também é um careware, encorajando os usuários do programa a fazerem doações para caridade como reciprocidade pelo uso dele.

Fama da ferramenta

Nos últimos tempos, o Vim ganhou uma fama entre programadores por ter uma alta curva de aprendizagem, por ser bem diferente de qualquer outro editor de texto. Isso pois ele foi feito, primariamente, para ser usado sem mouse em uma interface de linha de comando (CLI). Por causa disso, surgiram várias piadas sobre o editor como, por exemplo, ele ser “impossível” de se fechar.

Apesar dessa fama, o Vim e seus derivados (como Neovim), são muito queridos por programadores por serem ferramentas de desenvolvimento extremamente poderosas e extensíveis quando se aprende a usá-los. Isso foi visto no survey do stack overflow deste ano, em que Neovim foi o editor mais admirado (ou seja, editor em que mais os usuários que o usam querem continuar utilizando-o).

Legado

Molenaar foi o principal maintainer do Vim, continuando trazendo atualizações até umas semanas atrás em que começou a ficar doente. Sem dúvidas deixou um grande legado para o mundo do software livre.